segunda-feira, 8 de maio de 2017

Resenha: Scarlet Street

Contém spoilers. Mas o filme é de 1945, quem liga para spoiler de filme antigo, minha gente?

Olá, olá!

Eu quase não vejo filme, mas o que vi nesse comecinho de maio já é a média que eu veria em 2 meses! Ontem resolvi ver um film noir chamado "Almas Perversas" um título bem tosco para "Scarlet Street". Eu adoro filmes antigos. E quando digo antigo, é coisa preto e branco mesmo. Um dos meus estilos favoritos é drama e se for noir, melhor ainda! Peguei esse filme sem muitas pretensões, mas adorei o enredo e todo o suspense. Achei relevante falar dele aqui no blog porque 1- o blog é meu e falo do que me interessa e 2- tem dinheiro envolvido.

A história é sobre um senhor de meia-idade que exerce uma função de confiança em seu emprego e que logo no início é premiado pelo patrão com um puta relógio de ouro com rubi como forma de agradecimento pelo bom trabaho que desempenha. Esse senhor se chama Chris e é bastante solitário e sensível, casado com uma megera e infeliz em sua vida conjugal. Tem como hobby a pintura e faz quadros bem bonitos, apesar de sua esposa só botar ele pra baixo.

O "mocinho", Chris.

Na noite que ganha o relógio, Chris conhece uma mulher jovem muito bonita, chamada Katherine March, apelidada de Kitty. Kitty se faz de muito amável porque acha que o tiozão é rico (ele tem um relógio caro, lembra?) porque ele fala o quanto adora pintar e que quadros de arte valem uma fortuna. Aí ela deduz que ele é um pintor milionário...

Bonita e ordinária, como toda mulher em filmes noirs que se prezam...

Chris-trouxa se apaixona por Kitty-vadia à primeira vista. Kitty gostou do dinheiro que ele parece ter, mas não vai querer ir adiante com isso, até...

Toda vagabunda precisa de um malandro pra cuidar.

Até que ela fala pro "noivo" dela, Johnny sobre o pseudo ricaço. Johnny que não quer casar com ela e só enrola a trouxona metida a esperta (e que ainda gosta de bater nela por lazer) vira uma espécie de cafetão da própria namorada, incentivando Kitty a arrancar a grana de Chris. E Kitty começa a pedir ajuda financeira a Chris: como o aluguel de um estúdio para que ela more com ele e ele possa fazer suas pinturas. Chris pega dinheiro emprestado e começa a furtar a esposa e o patrão para manter um padrão de vida confortável para Kitty, que a esse ponto já sabe que Chris é casado, mas nem liga pra isso. Vagabunda é vagabunda, não é mesmo?


Johnny resolve fazer uma pesquisa para saber quanto valem os quadros do pseudo pintor e para sua surpresa valem muito! Como Chris pinta no estúdio onde Kitty está morando, os quadros ficam à disposição do casal trambiqueiro e Kitty começa a assinar as telas como se ela fosse a pintora (o pobre Chris nem assina seus próprios quadros huahua). Ela vira uma "pintora revelação" e mesmo quando Chris descobre que suas telas estão sendo vendidas no nome dela, não se importa, já que assim sua esposa não desconfiaria do seu caso (e Kitty conta a ele uma historinha triste e o bobão cai, como sempre).



Mas um dia a casa cai e Chris, que se separou de sua mulher, descobre que é corno. Ele flagra Kitty com Johnny e fica muito triste. Johnny também fica, porque perdeu sua galinha dos ovos de ouro e é aí que a história fica foda: Johnny sai do estúdio puto com Kitty e sai ameaçando aos quatro ventos que vai encher ela de porrada por ter sido estúpida por ter perdido o "milionário". Kitty fica sozinha no estúdio e pouco depois Chris volta, disposto a perdoá-la (CORNO!) Mas Kitty tira a máscara de mocinha boazinha e fala poucas e boas pro cuckold: que nunca gostou dele, que tem nojo de um velho feio etc, etc. Chris fica tão puto que simplesmente mata ela com o o picador de gelo. Aí ele vai embora de boas, feliz e puto ao mesmo tempo. O patrão dele descobre que foi roubado por ele e manda ele embora, mas se recusa a mandá-lo para a cadeia.

                             

Como ninguém sabia do caso de Chris e Kitty, o único suspeito do crime vira Johnny, até porque todo mundo conhece seu comportamento estressadinho e que ele costumava bater e ameçar a Kitty. Todas as provas apontam para ele e pouco tempo depois é mandado para a cadeira elétrica. Johnny, que apesar de ser o maior cuzão do filme, morre inocente do crime.

Chris, solitário e sem trabalho, começa a ter alucinações por conta da consciência pesada. Termina o filme como um mendigo lunático. Puta filme noir: o "herói" não tem honra (Chris rouba o patrão que confia nele e a mulher com quem é casado), a mocinha bonita não presta, tem algum crime envolvido e um final extremamente moralista, isso sem contar com a estética que faz parte desse tipo de cinema (os olhos denunciadores da pintura de Kitty estão por toda parte acusando Chris). Moral da Jacqueline: Pra todo corno haverá uma vadia que sustenta um malandro garotão e assim o ciclo segue.

O link do filme completo legendado no Youtube está aqui. Recomendadíssimo!

19 comentários:

  1. Meus filmes favoritos são noir e neo noir. Vou conferir esse ai.

    Parabéns pela coragem em negociar come gente grande a questao da sua formatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, CF!

      Recomendo o filme, diz depois se viu e se gostou :)

      Excluir
  2. Guardadas as devidas proporções, essas histórias de mulheres que mantem relações amorosas com homens exclusivamente pelo seu dinheiro ou status/poder não é tão rara.
    Eu mesmo sei de histórias envolvendo amantes com características em comum, homens de 40 anos em média com algum destaque profissional/financeiro com amantes em torno de 25 anos, ainda começando a vida profissional.
    Sou solteiro e ainda um pouco distante dos 40 anos, mas as vezes penso se realmente vale a pena o cara a uma certa altura da vida se envolver com mulheres com esse perfil com o risco de perder até as calças, além de chifres quase certos.
    Você conhece mulheres com esse perfil? O que pensa sobre isso? É bom saber pontos de vistas femininos também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não seja palhaço. É claro que vale a pena chegar aos 40 e namorar uma garota de 20,22 anos.

      Vai chegar aos 40 sem ter tido nenhuma namorada pra ficar com uma mulher de 45?

      Sai fora! Perde as calças com 20 também.

      Excluir
    2. E quem disse que o cara tem que chegar aos 40 sem ter tido namorada?

      Excluir
    3. Mas e se chegar? Qual o problema?

      Excluir
    4. Cara por volta dos 35-40 com mulher de 25 é tranquilo.

      Bizarro é o caso do Emmanuel Macron.

      Excluir
    5. Não falei mulher de 25, e sim de 20,21.

      Excluir
  3. Na academia onde malho havia um casal de fisiculturistas, pareciam o casal perfeito, cheios de amor entre as séries, declarações no facebook, do nada se separaram e a mulher apareceu com um senhor de idade barrigudo, ninguém entendeu nada, depois descobrimos que o senhor era um milionário aposentado que tinha acabado de se mudar para a cidade, a malandra não perdeu tempo e já partiu para cima do vovô trouxa, mas também é bem comum acontecer o contrário de ter o cara de 20 e poucos anos com a namoradinha de mais de 60, tem gente que prefere trocar a felicidade por dinheiro, vai entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses relacionamentos não há sentimento, na realidade as pessoas estão apenas se usando. Lógico que isso não se aplica 100% desse tipo de relacionamento, mas no fim das contas na maioria dos casos é apenas utilitarismo.
      Relacionamentos com diferenças grandes de idade não costumam ser fáceis, principalmente no longo prazo, as cabeças´são diferentes, os gostos, planos e necessidades são diferentes.
      E isso pesa, alguns casos dão certo quando o relacionamento é bem alicerçado. Mas hoje as pessoas colocaram na cabeça que o importante é curtir.
      Assim essas mulheres e esses homens com 45 anos pra cima se sentem mais jovens, desejados etc ao lado de homens e mulheres de 20 e poucos anos.
      Mas pra relacionamento a longo prazo acho complicado, até a questão sexual pesa e em alguns casos pesa bastante.

      Excluir
    2. D onde tirou essa ideia que questão sexual pesa?

      Excluir
    3. Pesa sim, a mulher de 40, 45 anos de hoje terá 50, 55 daqui 10 anos. Mesmo bem conservada, a idade vai fazendo a diferença deixando-a menos atraente.
      O homem na mesma situação, principalmente se viver com muito stress ou algumas complicações de saúde, pode ter diminuição do desejo ou mesmo impotência, isso aliado a uma queda no físico assim como a mulher.
      Então a longo prazo principalmente pode pesar sim.

      Excluir
    4. Pesa nada. Não tem esse negócio de impotência.

      Sabe de nada.

      Excluir
  4. Só vc viu Jacque !!! dá todo o spoiler e ainda fala prá gente assistir kkkk

    ResponderExcluir
  5. O Grêmio precisa voltar a ter articulação no meio, mecânica de jogo, Artur é titular, único MEIA que nós temos atualmente, o próximo armador do time. Jaílson a gente
    não quer ver nem no banco. Luan já deve estar vendido e joga sem vontade.Lucas Barrios é um matador, mesmo com o time jogando mal ele mete gols sem parar, o Renato precisa armar direito esse esquema com o camisa 9.

    É isso torcedor, Dale Grêmio!

    ResponderExcluir
  6. Passa o tempo e tanta gente a trabalhar
    De repente essa clareza pra votar
    Sempre foi sincero de se confiar
    Sem medo de ser feliz
    Quero ver você chegar

    Lula lá, brilha uma estrela
    Lula lá, cresce a esperança
    Lula lá, o Brasil criança
    Na alegria de se abraçar
    Lula lá, com sinceridade
    Lula lá, com toda a certeza pra você

    Seu primeiro voto
    Pra fazer brilhar nossa estrela
    Lula lá, é a gente junto
    Lula lá,Valeu a espera
    Lula lá, meu primeiro voto
    Pra fazer brilhar nossa estrela

    ResponderExcluir
  7. [OFF_TOPIC]Ei jaqueline e sobre o taser que vc tem qual o tipo que vc usa/recomenda?

    ResponderExcluir
  8. Vou assistir, gosto de filmes antigos. Não li o seu post inteiro para não ler os spoilers, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Seu Madruga!

      Assista e depois me fala se gostou.

      Um abraço!

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.