segunda-feira, 8 de maio de 2017

Graduando e Barracando

Olá, olá!

Tenho postado menos que o desejado, mas os motivos são bem nobres. Semana passada, por exemplo, estava me organizando para minha formatura da pós graduação. Foi um tanto insólita e precisou ter barraco pra ir adiante, mas no fim deu tudo certo. Vamos ao relato...

... lá pelo dia 28 de abril recebo um SMS da faculdade informando que os convites para formatura estavam disponíveis na faculdade e que eu já odia ir lá retirar, que a cerimônia seria no dia 06/05. Achei o prazo xexelento, mas tranquilo. Perguntei no grupo de Whatsapp da turma se mais alguém sabia disso e tals e até então ninguém recebera nada. (Minha pós é EAD, por isso nos comunicamos só no wpp mesmo). Dias depois o pessoal também recebeu o aviso e a turma ficou dividada: uma galera se animou, outra odiou. Quem odiou alegou que nem apresentamos o artigo ainda e que a faculdade é uma bagunça de avisar sem antecedência, etc. Eu me animei em ter a cerimônia, até porque nunca ouvi falar que pós fazia formatura e quanto ao artigo, o meu está feito desde o mês passado e só estou esperando marcarem a data da defesa. De boa.

Qual minha surpresa quando vejo na sexta-feira, véspera da formatura, o grupo do wpp pegando fogo que avisaram que a faculdade se equivoucou, que nossa formtura é só em setembro, etc etc. Eu tinha pedido pro meu pai ir buscar os convites nesse mesmo dia e não me fiz de rogada. Apenas escrevi no grupo "eu vou ter minha formatura amanhã, aconteça o que acontecer". Escrevi um e-mail pra coordenação da faculdade e ia usar o mesmo texto para colocar no Reclame Aqui, mas antes de enviar, me ligaram da faculdade para esclarecer as coisas. Deixei a moça falar tudo o que precisava e aí eu comecei. Eu não falei pouco! Disse que meu artigo estava pronto desde outubro/16 e que quando a faculdade enfim resolveu escalar uma orientadora pra mim, ela não teve trabalho algum comigo, porque eu tenho responsabilidade de entregar e pagar tudo no prazo e que a faculdade que tenha a mesma responsabilidade comigo. Que eu já tinha chamado convidados para o evento e que ai deles se eu tivesse que passar o vexame de ter que ligar e cancelar, etc etc. Porra, eu falei litros! Mas fui educada e nada do que disse era mentira. A moça então disse que entendi meu ponto de vista, pediu desculpas e disse que eu podia sim ir no evento, que eu ia assinar uma declaração de que estava ciente que faltava o artigo e tudo bem. Aproveitei a ligação pra saber quando vou apresentar esse bendito e ela disse que ia falar com minha orientadora pra resolver logo isso. Aí ela disse que o chato seria que minha formatura seria com outras turmas e não haveria ninguém da minha turma lá comigo, ao que respondi que tudo bem. Os meus convidados eram pessoas mais próximas de mim do que as coleguinhas de EAD.

No sábado, tudo correu as mil maravilhas. Descobri que a mulher com quem reclamei no telefone era nada menos que a coordenadora nova da minha pós e fui bastante paparicada por ela e uma professora da turma que estava lá e ainda fui levar a plaquinha pra essa professora, com toda pompa e circunstância (ah, o peso de uma reclamação bem feita...) O pessoal da turma que ficou de mimimi no wpp poderia ter se formado no sábado, mas preferiram ficar reclamando entre si e esperar a próxima data. Pra mim, quanto mais cedo eu finalizasse, melhor, Não nasci colada com ninguém, quem realmente importava de estar na cerimônia, estava e é o que importa.

A moral da história é: sempre que você estiver no seu direito, reclame. Mas reclame com quem de fato vai resolver e tenha argumentos e provas de que você está certo e mostre que você quer resolver o problema e não só ficar se lamentando. Eu poderia ter perdido um tempão no grupo do wpp com minhas colegas reclamando, mas elas só queriam reclamar mesmo e não estavam com pressa de ter a formatura, já que não tinham terminado o artigo. Estavam reclamando só por reclamar. Não seja uma pessoa assim, as coisas não se resolvem dessa forma.

2 comentários:

  1. Legal Michele, com emoção é mais gostoso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!

    É esse pensamento coletivista que faz o país ser atrasado.

    Muito boa sua atitude!

    ResponderExcluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.