quarta-feira, 17 de maio de 2017

Corretora Rico e Interpretação de Texto

Mas que confusão!

Olá, olá.

Eu tenho implicância com a corretora Rico desde que ouvi falar dela. De graça. Acho que "Rico" não é nome de corretora e ponto. Ou seja, nunca tive um real motivo pra torcer o nariz pra eles só implicância besta mesmo. Aí no começo do ano eles dobraram a taxa de corretagem e fiquei com uma má impressão um pouco melhor fundamentada. 

Só que aí eu descobri uma maneira barata (ou seria justa?) de investir em ações com pouco dinheiro e pensei "por que não?" Vi o post, fuxiquei em outros lugares para melhores informações e ta-dah abri uma conta na Rico só por causa disso. 

Para quem ficou com preguiça de abrir o link: com R$ 100,50 dá pra comprar ações na Rico já considerando corretagem e custódia. Não é qualquer ação, tem regras, etc. Pra quem só pensou em entrar na RV no ano que vem por causa dos custos, resolvi testar. Não vou falar muito da experiência porque ainda não investi nada, mas se tudo der certo, darei detalhes no próximo mês.

Por que tem o "interpretação de texto" no título? Por causa disso aqui:

O valor das ações é debitado no dia que você escolheu e (obviamente) é comprada a ação que você escolheu e a quantidade vai até os R$ 100,00 já escolhidos. Ou seja, se escolhi ABEV3 e no dia que agendei, digamos 20/06 a ação custar R$ 32,15 vou conseguir comprar 3 e vai sobrar alguma coisa pro mês que vem. Beleza, mas aí* tem a informação "não se esqueça de acessar o site do seu banco e agendar a transferência mensal" e eu fico igual uma idiota caçando no meu banco onde eu faço um agendamento desses (eu achava que era tipo débito em conta). Aí* eu tentei ligar pra Rico e quando coloco o CPF a atendente eletrônica diz que meu CPF não foi encontrado e que caso eu não seja cliente vá ao site e use o chat (!) Aí* eu vou pro chat e tem um robô lá se passando por atendente me oferecendo COE (enfia o COE no cu porque não gosto de COE!) aí* eu já mando um "tem alguém real aí?" e depois de alguns minutos um atendente real fala comigo:

Me chamou de senhor e eu fiquei chateada :(

Como que um site de uma corretora famosa tem uma informação que leva a uma interpretação equivocada dessa maneira e fica na mesma eu não sei. Mas eu não quero ser mimizenta, vou esperar até o mês que vem pra ver o desenrolar da situação. Como diz um dos meus ditados favoritos em inglês "beggars can't be choosers" e por cinquenta centavos a cada 100 Temers em ações a gente até dá uma chance... Será que a Rico (que nome é esse, meu Deus?) vai deixar eu estrear na renda variável?

*"Aí" propositalmente repetitivo para enfatizar o drama.

** Gostaria de agradecer ao Investidor Inglês pela dica. Já tinha visto a aplicação automática em ações da Rico no Facebook, mas foi o post dele que me deu mais segurança para tentar.

*** Levei menos de 24h no processo de abertura de conta na Rico, pelo menos uma coisa boa para elogiar (e aquela Carol-garota-propaganda deles é muito bonitinha). Viu? Eu não falo só das coisas negativas :p

8 comentários:

  1. Olá Jacque!

    Fico feliz por ter te ajudado!

    Quanto ao agendamento, é tranquilo de se fazer. Sabe quando você faz uma transferência? Pelo menos no Bradesco ele pergunta se você quer repetir a transferência. Aí é só marcar às vezes que quer repetir.

    Abraço e qualquer dúvida me procure!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, sr. Inglês!

      Então, é um TED puro e simples... é que eu não vi essa opção no Itaú, mas tá tranquilo, eu não vou esquecer de fazer a TED até porque sou a maior interessada :p

      Obrigada pela ajuda :)

      Excluir
    2. Quando for fazer a Ted, procure algo que deixe você repetir a operação!

      Excluir
    3. Esse é o melhor esquema de compra de ações. Vc paga muuuuuito pouco de corretagem e não paga custódia. Só não gosto de divulgar isso, pra corretora não cancelá-lo. :P

      Não tem segredo não. Nem precisa disso de trasferir todo mês. Vc acessa a conta e monta sua operação. Exemplo: "Comprar 300 reais de ABEV3 dia 15". Aí dia 15 no finalzinho do pregão eles vão procurar 300 reais na sua conta e comprar as ações. Esse dinheiro pode ter entrado qualquer dia, não necessariamente dia 15.

      Vc ainda pode fazer mais uma operação no dia 20, por exemplo.

      Mês que vem vc pode ir lá e mudar a operação. Exemplo: "Comprar 200 reais de ITUB3 dia 10".

      A principal vantagem é só pagar 0,5% de corretagem e não ter q pagar custódia das ações se vc comprar todo mês. Eu uso esse esquema pra minha compra mensal de ações. Como compro pouco (o máximo foi 1500 reais, uma única vez), o gasto com corretagem é bem baixo.

      Excluir
    4. Oi, Thiago!

      Apesar do atendimento bugado deles, essa forma de investir em ações é muito interessante. Mês que vem eu começo :)

      Excluir

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.