quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Da Armazenagem da Marmita

Eu tinha falado aqui sobre a marmita que levo para o trabalho mas fiquei devendo fotos para ilustrar melhor a coisa.
A lancheira é térmica, por dentro ela tem manta de alumínio revestida de plástico para facilitar a limpeza. Ela é bem compacta e tem dois compartimentos.

O que tem: uma latinha para guardar biscoito tipo Club Social, amendoim, um sanduíche de atum, um vidro que era de patê de castanhas com passas e embaixo, no plástico, um pote de vidro com salada de macarrão.

No compartimento de cima ainda tem um pacote de Nesfit embalado no plástico para manter a crocância e uma garrafinha que era de suco de uva Galiotto com suco em pó para poder misturar com água.

Essa é a reserva para comer durante todo o dia de hoje e observem que a maioria dos itens para armazenamento são reutilizáveis: os dois saquinho da Fini (aquela loja de doces. Tem um quiosque deles no shopping perto de onde moro e quando vou comprar algo lá, sempre guardo esses saquinhos úteis) são de um plástico resistente e tem fechamento ziplock e tenho usado eles desde novembro. O objetivo é embrulhar biscoito para manter fresco e a comida para ocasionalmente não vazar nem espalhar cheiro pela lancheira. Dá para lavar os saquinhos, por serem de bom material e deixar secar para reusar de boas. A garrafinha é de vidro, uma graça, e os potes também são. Gosto de tudo de vidro nem tanto por ser ecológico (apesar de ser um ponto muito positivo) mas porque mantém o sabor dos alimentos e por ser muito mais higiênico do que plástico (nojo daquelas marmitas de plástico que vão ficando com marca de faca no fundo conforme o uso e a sujeira vai acumulando nos buraquinhos - eca!).

Eu tenho uns 7 potes de vidro médios para congelar a marmita da semana, 6 mini potes de vidro para congelar feijão (tenho TOC em congelar feijão junto com a comida, acho que ele "enfeia" a marmita, então deixo separadinho, bonitinho) e 3 potes que eram de palmito e picles que esterilizei, tirei o rótulo e uso para armazenar saladas no pote ou mesmo sopas/caldos. 

Para tirar rótulos de embalagens de vidro like a boss é fácil: tire o rótulo o máximo que puder do jeito tradicional, isso é, arrancando na marra. Depois ponha água em uma panela e bote pra ferver. Misture detergente, água sanitária e vinagre na água e com cuidado coloque o pote nessa água. Espere uns 5 minutos. O calor vai amolecer o rótulo e a mistura vai esterilizar o vidro. Tire o pote com o auxílio de um pegador e esfregue bombril palha de aço na parte que ainda tenha cola do rótulo até remover. Prontinho!

O melhor disso é que você não precisará comprar potes nas lojas, é só reusar as conservas e compotas, mas não se empolgue tanto. Conheço gente que junta todos os potes vidros que aparecem e acabam acumulando tralhas que nunca usarão. O segredo é ser racional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não fale com os outros o que não gostaria que falassem com sua mãe.